terça-feira, 27 de maio de 2008

FRACASSOS NÃO EXISTEM

As dores que surgem em nossas vidas nada mais são do que excelentes oportunidades de aprender algo diferente. Toda e qualquer dor vem para avisar que a atitude que nós tomamos naquele momento é inadequada. O que nos leva ao fracasso é a expectativa.
Reparem como as pessoas esperam coisas da vida. Esperam que se comportem bem, e que se amem, respeito do próximo... e por aí vai. As pessoas precisam ter em mente que, na maioria das vezes, a realidade da vida passam longe das suas expectativas.
Observe que, quando você "se desliga" e não fica ansioso com um assunto, o retorno tende a vir rapidamente. Se não conseguiu aquilo que tanto desejava, é porque ainda não estava pronto para esta conquista. O fato de não haver consquistado o que tanto quer não significa que nunca vai ter sucesso. Receba o fracasso ou erro naturalmente - como uma tentativa ou um aprendizado, por exemplo. Mude de estratégia, mude a atitude interior. Seja vulnerável diante da aprendizagem que a vida impõe para qualquer pessoa neste planeta.
Não importa em que área da vida fracassou: afetiva, financeira, profissional, social ou familiar. Deixe a culpa de lado, não só em relação a você mesmo, mas em relação aos outros também. Quando alguém não consegue o que quer, costuma culpar os outros e se colocar na posição de vítima.
Ninguém aprende nada a não ser com os erros que comete. Caso se cobre demais, certamente acabará criando condições para novos erros. Portanto, mude de atitude. Seja prático! Melhore o modo de se tratar, de se assumir, de se considerar. Agindo assim, estará se aperfeiçoando e exercendo o auto-respeito.
Luiz Antonio Gasparetto.